quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ma Me Mi Mo Mia, é tecnologia!

Vício


Rio inaugura em março primeiro núcleo de apoio a jovens dependentes de jogos eletrônicos no Brasil
É isso mesmo! Mais uma briga que o Governo do Rio de Janeiro tem que encarar. Como se já não bastasse a violência e os inúmeros problemas do Estado. Segundo o IBGE existem 56 milhões de internautas no Brasil. Estima-se que 4,5 milhões apresentam sintomas de uso abusivo de rede (um dos maiores índices do mundo).
Pessoas estão cada vez mais vulneráveis a jogos, sejam de videogames ou internet, como aqueles que podem ser jogados no site do Orkut. É... nunca um cachorro protegendo a Colheita Feliz de alguém foi tão preocupante para o Governo (quem conhece o jogo sabe que para ter um cachorro tem que ser muito viciado).
Os psicólogos afirmam que a dependência de jogos em alguns casos pode ser pior que a química. Como é o caso do jovem americano conhecido como "Halo killer", que atirou nos pais por proibirem ele de jogar Halo, um jogo bastante popular da Microsoft o qual era viciado. O pai do garoto diz que seu filho chegou em casa um dia feliz e pediu para que ele sua esposa fechassem os olhos, pois ele tinha uma surpresa. Os dois então fecharam os olhos e o garoto pegou uma arma e atirou nos dois. O pai sobreviveu, mas, infelizmente, a mãe não, e o jovem esta preso agora.
Devido a essas coisas é que irá inaugurar primeiro ambulatório que cuidará de jovens de 6 a 16 anos que desenvolveram dependência em jogos eletrônicos. O tratamento consiste em avaliação médica e apoio psicoterapêutico, e será de graça.
O internauta deve começar a se preocupar sobre sua relação com a rede se obedecer a pelo menos cinco de oito critérios. São eles: preocupação excessiva com a internet; necessidade de aumentar o tempo conectado para ter a mesma satisfação; esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da internet; apresentar irritabilidade e/ou depressão quando o uso da internet é restringido, usar a internet como forma de regulação emocional; permanecer mais conectado do que o programado; ter trabalho e relações familiares e sociais em risco pelo uso excessivo da internet; mentir aos outros a respeito da quantidade de horas conectadas.
Por Chrystian Rainier

2 comentários:

Carol Rodrigues disse...

È muito triste saber que isso é verdade, que os jovens estão cada vez mais viciados e que eles estão trazendo isso para a realidade como se fosse nada, espero que consigamos resgatar o maximo de jovens possivel para o reino do nosso Pai, não podemos esquecer nunca de orarmos por todos os jovens, principalmente aqueles que ja estão na Igreja para que Deus possa fortalece-los. Deus abençõe a todos, e ao PR. Rui que esta fazendo um trabalho mto bacana.....
fiquem na fé

Karen Fuyumi Minami. disse...

Ma me mi mo ,ficOu mto legaal ta ligado.Parabèns pela coluna,esperO que faça muitos que irão arrebentar. Deus conta com voce comigo com nòs e com todos. Parabèns Crystian Rainier =).