sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Especial Profissões

Jornalismo

Essa é nossa primeira matéria do "especial profissões", toda semana vamos trazer os pontos mais interessantes de algumas profissões para ajudar os"vestibulandos indecisos"... fiquem de olho!

Você está pensando em fazer vestibular para Jornalismo? Então precisa estar bem esclarecido sobre o curso e a profissão.


O curso de jornalismo

Os cursos de jornalismo são oferecidos atualmente com 4 anos de duração e suas principais atividades são:

• Produzir textos, sons e imagens para abastecer os noticiários das mídias: impressa, eletrônica e digital;

• atuar nas mais diversas funções jornalísticas, tais como reportagem, edição, revisão, apuração, produção fotográfica, televisiva e cinematográfica;

• desenvolver produtos jornalísticos de grande profundidade como livros-reportagem e documentários no mercado editorial;

• atuar em centros de documentação e pesquisa ligados às grandes organizações de mídia e comunicação;

• planejar, desenvolver e implantar estratégias de comunicação empresarial em organizações públicas e privadas;

• elaborar veículos e canais de comunicação em empresas e instituições que pretendem ampliar sua presença diante dos mercados e públicos de interesse;

• divulgar empresas e personalidades utilizando o ferramental de assessoria de imprensa e comunicação integrada.

Apesar da determinação do STF em não ser obrigatório o diploma de jornalismo para se exercer a profissão, os interessados na área, tanto os aspirantes quanto os já estudantes de jornalismo ainda lutam para que essa determinação seja revogada.


O Jornalista

O bom jornalista é curioso, criativo, bem informado sobre todos os assuntos, gosta de ler e escrever, é objetivo. Não existe rotina no trabalho deste profissional. A cada dia, uma nova aventura o aguarda. Suas áreas de atuação são a TV, o rádio, os jornais, revistas, as assessorias a empresas e, agora, a Internet, mais recente mídia.
Alguns anos antes de receber o diploma, tirar a carteira do sindicato e ser considerado oficialmente um profissional de comunicação, o estudante de jornalismo é acima de tudo um verdadeiro "expert" na arte de sonhar. Um mestre ou até doutor na prática de idealizar o futuro profissional.









Nenhum comentário: