Borracha pode gerar energia?
Você sabia que borracha pode gerar energia? Pois é, estava lendo sobre isso, que é possível pois o composto formado por nanofitas de cerâmica incorporadas em folhas de borracha de silicone gera eletricidade quando flexionado. Esse fenômeno conhecido como "piezoeletricidade".
Recentemente, os pesquisadores conseguiram combinar com sucesso as nanofitas de titanato-zirconato de chumbo (PZT), um material cerâmico, piezoelétrico, com o silicone, que é flexível, barato e biocompatível, já sendo utilizado em implantes e outros dispositivos médicos. Dentre os vários tipos de materiais piezoelétricos, o PZT é o mais eficiente que se conhece até hoje, sendo capaz de converter 80% da energia mecânica aplicada a ele em energia elétrica. É 100 vezes mais eficiente do que o quartzo, outro material piezoelétrico.
Primeiro, foram fabricadas nanofitas de PZT - tiras tão estreitas que 100 delas colocadas lado a lado cabem em um espaço de um milímetro. Em um processo separado, essas fitas foram incorporadas em folhas de borracha de silicone, criando "chips de piezo-borracha".
O uso do silicone faz os cientistas acreditarem que será muito mais fácil utilizar a sua piezo-borracha em dispositivos práticos, inclusive implantados no corpo humano. Mas nada foi testado, ainda. Já uso externo do material não impõe restrições. Tênis e sapatos feitos com a borracha piezoelétrica, por exemplo, poderão aproveitar os movimentos de uma caminhada ou de uma corrida para recarregar o celular ou alimentar o tocador de MP3. O mesmo poderia ser feito com coletes que utilizem o movimento do tórax durante a respiração.
Fonte: Neuroniosescassos/blogspot
Por Chrystian Rainier
quarta-feira, 3 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
muito bacanaaa.inventao de tudo,e so pedir.brincadeira heinnnn
Postar um comentário